terça-feira, 6 de janeiro de 2015

16° dia: em Arequipa, 3 de janeiro, sábado

Luís:

Essa é a foto do dia. Já vou explicar...



Depois de atravessar os Andes a 4.600m começamos a descer para Arequipa e aqui chegamos ontem de noite.

O Hostal é uma grande e antiga casa com móveis tão antigos quanto bem conservados.

O anfitrião foi German, funcionário da casa, um senhor perto dos seus 60 anos com um sorriso no rosto para nos receber com toda a atenção no café da manhã.

A casa fora de uma família dona do moinho de farinha de trigo que fica ao lado, uma indústria em funcionamento até hoje. Eram 7 irmãos e quando chegaram os filhos e netos eram centenas, então em 1978 todos se mudaram dali e resolveram fazer da casa um hostel e do jardim um camping.

A decoração ainda é da época, móveis e tudo mais.

Acordamos, tomamos um belo café da manhã e fui procurar a venda Yamaha que havia visto no dia anterior na chegada à cidade. O óleo estava baixo e quando ligava a moto no frio ai vermelha de pressão de óleo ligava até esquentar.

Comprei um litro de óleo e o rapaz da oficina colocou quase 600ml pra completar.


Aqui a Super Tenere custa 17mil dólares. Parecido com o preço no Brasil. Tem até promoção da LAN, compra moto e ganha milhas, da pra fazer uma bela viagem...de moto e avião hehehe






Oficina pequena. Perguntei sobre o seguro SOAT que precisava fazer, mas os formulários deles haviam acabado. Segui adiante.

Parei na próxima loja de motos e também não tinha. Me indicaram ir no shopping logo mais adiante.

Cheguei ao shopping, estacionei e fui ate o quiosque. A moça que atende nunca havia feito para moto estrangeira e nem sabia como fazer. Resolvi procurar outro lugar. Até com policiais fale na rua, fui ao "Automovil Club" do Peru e nada...

Mapfre estava fechada e todos os corretores de todas as seguradoras não sabiam como fazer.

Foi-se umas duas horas nesta busca, até que desisti. 

Voltei ao camping e peguei a Ist para ir almoçar. A essa altura eu já estava craque em andar na cidade hehehehe.

Fomos à praça central e comemos em um restaurante esquema BBB, saiu 11 soles cada, em torno de R$ 10, já com uma bela bebida incluída. Suco de maçã natural, ao menos 700ml no copo!







Andamos um pouco e achamos um esquema de passeio turístico naqueles ônibus dois andares. Saiu 30 soles por cabeça. Daria a volta na cidade toda, parando nos principais pontos turísticos.

Como demoraria um pouco a sair, fomos procurar sorvete. Achamos uma espécie de sorvete e na mesa ao lado estava um casal de motociclistas do RS eu acho.

Estavam chegando na cidade ainda sem hotel. Indiquei onde estávamos. A diária no quarto de casal sai 120 soles. Excelente preço pra quem quer uma cama e não tem barraca de acampar.

Corremos para o passeio e pegamos o bus. Foi bem legal. Veja as fotos.



Batata recheada e cerveja local.

Havia passeio de cavalo, mas como a Ist não tava a fim, fiquei por ali também.







Chegamos do passeio e penamos em jantar fora, comer comida típica. O German, anfitrião, indicou um local para a noite seguinte. Chama-se Puerto Inka, um resort com camping. Tudo o que eu queria, de frente para o Pacífico.

Vi as fotos no site e topei na hora. Saimos então pra comprar alimentosnpata comer na noite seguinte no camping. Mas no mercado ali ao lado tinha tanta coisa que decidimos nem sair pra jantar e fazermos um rango ali mesmo.

Compramos vinho Tacama (do Peru), uma bandeja de filé mignon em tiras e um molho de tomate italiano do jeito que gostamos.

O macarrão era um com ovos que comprei em Bonito/MS e veio até aqui conosco, lembram? Fabricado em Prudente hehehe.

Que excelente jantar. Nao podia ser melhor. Com direito a chocolate quente importado do Wiscousin heheheh um que a Ist tomava quando fez intercâmbio nos EUA.

Depois, cama. Aliás, saco de dormir.


Luciana:


Ai, foi tão bom chegar em Arequipa! Depois de passar ao lado de algumas montanhas dos Andes onde virei picolé, derreti ao sentir os 25 graus de Arequipa!

Luís foi direto para o Hostal Las Mercedes. Eu jurava que ficaríamos num hotel porque tínhamos acampado no dia anterior mas este Hostal "camping" foi o melhor!!!

Além da ótima recepção, a casa antiga é lindissima, com cortinas iguais a da casa da Scarlet O'hara do filme "E o vento levou". Eu me apaixonei por cada detalhe apesar de não pousarmos na casa e sim no quintal onde montamos nossa barraca.

Porém, neste havia toda a estrutura necessária: banheiro masculino e feminino, ducha boa e quentinha, gramado bem aparadinho e verdinho e um tanque que usei para lavar todas as nossas roupas sujas. Luís levou cordinha e fez nosso varal e o German me emprestou os grampos de roupa!


Enquanto Luís foi atrás do óleo e outras coisas, tomei mais um banho com muita calma, terminei de lavar mais roupas e deixei a área do camping ajeitada. Quando ele voltou saímos para almoçar e fazer a nossa "tour" pela cidade e confortavelmente num ônibus. A bunda cansa de ficar em cima da moto sempre...rs

Pensamos em jantar fora para conhecer a comida local Arequipeña mas quando entrei no mercado enlouqueci com tantas coisas e quando lembrei dos nossos jantares com o fogãozinho de camping já quis ficar por ali mesmo. Acho que gosto de brincar de casinha...rsrsrs

Mais algumas fotos do nosso dia maravilhoso em Arequipa:


Nosso almoço BBB








Plaza de Armas, onde tudo acontece, seja na Bolívia ou no Peru.















Essa é a sede da prefeitura, abaixo.









Esse é o filhote de uma alpaca que pra tirar foto custa 2 nuevos soles, quase 2 reais. Eu queria pagar só 1 nuevo sol, mas a japa ai da foto queria dar mais... Perguntei quanto custa pra comprar. A moça vendia por 70. Pena ser tão pequeno e não dar pra churrasco ainda, nem dar pra levar pro Brasil de moto. hehehehe brincadeira essa do churrasco ein!





Um sorvete diferente, misto de leite, coco e canela. Chama-se "Queso Helado" (Queijo Gelado) por parecer pedaços de queijo!





Onde ela mais gosta de estar: loja de doces.




No busão pronto pro role pra ver a cidade?












Churrascaria do amigo Iuri Machado, com investimentos internacionais. Está em Miami agora abrindo mais uma nos EUA. Já tem umas na Bolívia com sinalização e tudo. Aliás, é no MS. Lembra da foto?










Cruzamento do rio que divide a cidade. Nosso camping era bem ao lado do rio...sem mosquitos, fiquem tranquilos. (Luciana: não usei o repelente nenhuma vez na viagem!!! :D)






















Passamos ao lado destes vulcões, mas estavam encobertos...e assim continuaram no dia seguinte.












Descansando depois de beber 1 litro de água. Fazia calor neste dia.

















Luciana: Palmeiras que parecem abacaxis gigantes
































Alpaca branquinha e pretinha, assim como as malhas feitas com a fibra natural dela. Não tem alpaca laranja ok...









Olha a cara desta alpaca em pleno sábado. Parece assim... "galera, vocês não tem o que fazer não? Vem aqui tirar foto...pô, deixa eu relaxar"...







Já a lhama não queria conversa e virou de bunda.







Abaixo, a vicunha, menor de todas...e mais nobre também.







Esses moreninhos já são meio ripies.







O guanaco abaixo grita e cospe. Não sabia disso...mas também não cheguei tão perto dele na Patagônia.







Esse animal abaixo sou eu segurando um vinho, não to no zoológico não ok? Ali é o camping e tava cozinhando macarrão.

Luciana: Ele é tão peludinho quanto a alpaca!! hahahah







Agora as tirinhas de filé mignon (meio de segunda essa carne sabia...)







E o molho barila napoletana que ficou excelente.







Japinha pronta pra mandar ver no rango!







E viveram felizes para sempre!! hahaha

Fim!

2 comentários: